Acústica submarina revela como baleias-de-bico mergulham em grandes profundidades
Um novo estudo utilizou sistemas acústicos passivos para mapear em detalhes o comportamento de mergulho de baleias-de-bico (Ziphiidae), um dos grupos de mamíferos marinhos mais difíceis de observar visualmente. Ao registrar apenas os cliques de ecolocalização que esses animais emitem enquanto se deslocam no oceano, cientistas reconstruíram movimentos tridimensionais de mergulhos no Golfo do México, fornecendo a primeira descrição detalhada desse tipo de atividade para a baleia-de-bico-de-Gervais (Mesoplodon europaeus) em qualquer parte do mundo.
Em geral, as baleias-de-bico passam a maior parte da vida em grandes profundidades e emergem apenas brevemente à superfície. Por isso, métodos tradicionais de pesquisa – como observação visual ou marcação com sensores no corpo – tornam-se pouco eficazes. Diante dessa limitação, os pesquisadores recorreram a hidrofones especializados instalados no leito marinho para captar sons característicos de diferentes espécies durante até 50 mergulhos profundos de forrageamento. A partir daí, as diferenças no tempo de chegada dos cliques a sensores sincronizados permitiram estimar a direção e a posição dos animais em três dimensões.
O estudo acompanhou o comportamento de três espécies de baleias-de-bico – incluindo as de Gervais e as de Cuvier (Ziphius cavirostris) – e mostrou que algumas mergulham mais profundamente e por períodos mais longos, frequentemente se aproximando do fundo oceânico. Nesse sentido, essa abordagem não invasiva abre uma janela valiosa para entender padrões de movimento e forrageamento de espécies que vivem em ambientes extremos, contribuindo para esforços de conservação e manejo.
Publicado na revista PLOS One, o trabalho integra dados importantes em um momento crítico para essas baleias na região estudada, especialmente porque as populações locais podem ter sofrido declínios significativos desde grandes derramamentos de óleo.
Fontes
DE SOTO, H. A.; BAUM, S; EGAN, R. Acoustic study reveals deep-diving behavior of elusive beaked whales. Phys.org, 4 fev. 2026. Disponível em: https://phys.org/news/2026-02-acoustic-reveals-deep-behavior-elusive.html. Acesso em: 4 fev. 2026.
Héloïse Frouin-Mouy et al. Beaked whale dive behavior and acoustic detection range off Louisiana using three-dimensional acoustic tracking, PLOS One, 2026. DOI: 10.1371/journal.pone.0340398.
Imagem: Baleia-de-bico-de-Cuvier. Crédito: NOAA Fisheries (Licença nº 21938)
